CULTIVO DA MAGNÓLIA

Como cultivar e cuidar de magnólias

Magnólias são lindos arbustos e árvores que dão um toque de glamour ao jardim. Suas cores de flores suntuosas, semelhantes a tulipas ou estrelas, variam do branco puro ao rosa, ao magenta profundo e até ao amarelo. Muitos também têm uma fragrância adorável.

Como cultivar Magnólias

Elas podem ser caducas ou perenes, e variam em tamanho de pequenos arbustos a árvores grandes. A maioria prefere solo neutro ou ácido. Se você não tiver o tipo certo de solo, as magnólias menores crescem bem em vasos. Muitos florescem na primavera, mas alguns florescem no verão.

Árvores de magnólia e arbustos maiores são ideais para crescer como árvores autônomas, enquanto as variedades menores, como Magnolia stellata, ficam bem em uma borda ou cultivadas em um recipiente. Magnólias perenes, como Magnolia grandiflora, podem ser posicionadas contra uma parede.

Uma árvore ou arbusto de magnólia é um investimento de longo prazo – seu crescimento é lento e pode levar de 10 a 20 anos para atingir seu tamanho final. Portanto, vale a pena escolher a variedade certa para o seu jardim. As flores, o tamanho final e as condições do seu jardim determinarão qual magnólia você cultivará. Se estiver feliz, irá prosperar e recompensá-lo com uma fantástica exibição de flores.

De que modo cultivar magnólias?

A maioria das magnólias prefere solo ácido a neutro. Se você não tem o solo certo em seu jardim, ou não tem espaço para uma árvore grande, as magnólias menores crescem muito bem em vasos.

Magnólias precisam de um local abrigado, longe de ventos fortes. Evite bolsões de gelo, pois o gelo pode danificar as flores na primavera. Um local com muito sol garante uma boa exibição de flores. Faça uma poda leve entre meados do verão e início do outono. Certifique-se de que o solo não seca no verão.

Onde plantar as magnólias?

Magnólias crescem melhor em solos férteis, bem drenados e levemente ácidos em pleno sol. Escolha um local protegido que não esteja em uma bolsa de gelo baixa – a geada pode danificar as flores.

Se você mora em uma região fria do país, escolha uma variedade que floresça mais tarde. Tenha em mente a eventual altura e extensão da árvore e certifique-se de deixar espaço para ela – algumas magnólias podem crescer muito.

Se você está preocupado em cultivar uma magnólia perto de casa, opte por uma variedade menor. Se você tiver solo alcalino, cultive Magnolia grandiflora ou Magnolia delavayi.

Como plantar magnólias

Magnólias são plantadas melhor no outono ou no final da primavera. Eles têm raízes superficiais, então você não precisa cavar um buraco muito fundo. Cave um buraco generoso na mesma profundidade do vaso em que sua magnólia entra.

Como Plantar Magnólias

 

Evite danificar as raízes carnudas, pois isso pode inibir a floração. Adicione composto de jardim bem podre ou bolor em volta e verifique o nível da planta para que o ponto onde foi enxertada não fique abaixo do solo.

Firme suavemente na planta com o calcanhar e regue bem. Cobertura morta com cobertura ácida, como casca de árvore ou composto de jardim. Mantenha a planta bem regada enquanto ela se estabelece.

Como cuidar de magnólias

Poda a magnólia depois de florir, para remover galhos quebrados, doentes ou cruzados. Magnólias não respondem bem à poda difícil e podem parar de florescer depois. Portanto, se você tiver que restringir o tamanho do seu arbusto ou árvore, ou renová-lo, faça isso durante alguns anos, podando apenas alguns galhos de cada vez para evitar estressá-los.

Na primavera, cubra com estrume, casca de pinheiro compostada ou molde de folhas. Certifique-se de que a planta não seca no verão.

Como propagar magnólias

Arbustos de magnólia são propagados por camadas.

Magnólias podem ser propagadas por estacas, mas podem precisar de calor e luz extra no inverno. Magnólias decíduas podem ser propagadas pela colheita de estacas de madeira macia no início do verão e variedades perenes por estacas semi-maduras no final do verão e outono.

Magnólias em crescimento: resolução de problemas

O problema mais comum durante o cultivo de magnólias é a falta de flores. Magnólias jovens podem levar vários anos para florescer, então seja paciente. Certifique-se de ter o solo certo – neutro a ácido, não alcalino – e o local certo.

Crescimento das magnólias

Magnólias precisam de muito sol e abrigo contra ventos fortes e geadas, que podem danificar as flores. A poda pesada no verão removerá os botões de flores em desenvolvimento e também estressará a árvore, impedindo-a de florescer. A falta de água também pode estressar a árvore.

Folhagem enegrecida é devido a danos causados pela geada. As folhas novas devem rebrotar quando o tempo esquenta.

Magnólias raramente sofrem de pragas, mas podem estar sujeitas a algumas doenças fúngicas.

O fungo do mel pode se espalhar no subsolo e atacar e matar as raízes da magnólia, eventualmente matando a planta. Os sintomas a serem observados incluem folhagem pálida e murcha, ausência de flores, sangramento e rachaduras na casca.

O apodrecimento da raiz de Phytophthora pode causar sintomas semelhantes aos do fungo do mel, incluindo folhagem esparsa e mortandade. Pode ser um problema em solos pesados ou alagados.

O fungo de suporte também causa morte, bem como desbaste da copa da árvore. Você também verá grandes fungos nos galhos das árvores. Quando eles aparecerem, terá havido uma grande deterioração no coração do galho, que pode cair.

Em todos os três casos, há pouco que você possa fazer. Pode ser necessário desenterrar a planta e o solo ao redor e substituí-la por um arbusto ou árvore diferente que seja menos propenso a problemas de fungos.

Conselhos ao comprar magnólia

Aqui está nosso guia para comprar uma magnólia para o seu jardim, incluindo como escolher e onde comprar:

  • As magnólias estão disponíveis em centros de jardinagem e viveiros, bem como em viveiros especializados. Lembre-se de que você obterá uma seleção melhor em uma creche especializada
  • Verifique se você tem as condições certas para cultivar uma magnólia. A maioria precisa de solo ligeiramente ácido para prosperar. Uma boa regra é verificar se magnólias estão crescendo nos jardins da sua área
  • Lembre-se de que sua planta pode levar vários anos para florescer. Muitos são vendidos em um porta-enxerto enxertado e devem florescer após três a cinco anos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *